JANTAR DE 75 - O Blog: OS QUATRO FABULOSOS DE LIVERPOOL...


terça-feira, fevereiro 21, 2006

OS QUATRO FABULOSOS DE LIVERPOOL...

A história começou em Liverpool, uma cidade portuária inglesa.
Paul McCartney encontrou John Lennon em 1957, numa altura em que este liderava a banda Quarrymen, e juntou-se ao grupo. Era a época do Cavern Club, onde não era permitido tocar rock'n'roll.
Em 1959, McCartney levou para a banda um guitarrista chamado George Harrison, e no ano seguinte o baixista Stuart Sutcliffe. A banda chamava-se então Johnny & The Moondogs.
Por razões comerciais, o empresário pediu que o grupo mudasse de nome... Alguém sugeriu The Beetles (do inglês besouros), mas Lennon subtilmente alterou a grafia para The Beatles, com A, para associar os rapazes ao movimento "Beat" (batida). Ainda viria um baterista, Pete Best. Daí pra frente a história é conhecida: Best saiu, entrou em seu lugar Ringo Starr. Sutcliffe, apaixonado por uma loira alemã, também saiu da banda e ficaram os quatro cavaleiros do Rock'n'Roll...
A partir daí o sucesso foi tremendo! O segundo compacto veio com Please, Please Me, também de Lennon e McCartney. I Want to Hold your Hand, o compacto de 64, ficou entre as mais músicas ouvidas nos Estados Unidos durante várias semanas. A Hard Day's Night, o primeiro filme dos Beatles, foi outro sucesso e levou para o primeiro lugar dos top's a música que lhe dava o título. O segundo filme, Help, deu origem a um LP que incluía uma música gravada sem a participação de todos os Beatles. Paul McCartney acompanhou-se ao Violão, colocou um quarteto de cordas e entregou ao mundo Yesterday.
Em 66, os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo, como afirmou Lennon em entrevista. Mais tarde o Beatle pediu desculpas na televisão americana pela afirmação e seguiu em frente. Em 67, o grupo lança uma canção que influenciou músicos em todo o mundo: Strawberry Fields Forever. Os Beatles fazem então a primeira apresentação mundial via satélite. Cantaram para 400 milhões de pessoas All You Need is Love. O fim estava próximo. Let it Be é uma marca da dissolução da maior banda de rock de todos os tempos.

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home