JANTAR DE 75 - O Blog: LEITE VIGOR


terça-feira, março 07, 2006

LEITE VIGOR


Só o nome já é um achado. Embora fiel ao espirito da época - assim uma de construtivismo tardio -, o q é um facto é q, 50 anos depois, ainda mantém intacto todo o seu digamos, vigor.
A ideia de proporcionar á cidade de Lisboa leite de qualidade, á semelhança do q se fazia em Londres, nasceu durante a II Guerra, mas só em 1951 foi possivel pô-la em prática. De resto, e para além de todo o esforço técnico necessario, sobretudo num pais pouco habituado a estas modernidades, envolveu legislação especifica e mesmo pioneira a nivel europeu. É q convém não esquecer q, á epoca, o leite não era um bem comum e muito menos havia excedentes de produção como hoje. Na verdade, se em Lisboa já havia distribuição porta a porta, embora ainda sem regras sanitárias adequadas, no campo o mata-bicho das crianças era maioritariamente constituido pelas célebres "sopas de cavalo cansado" - pão migado com açucar e meio quartilho de tinto - com os bonitos resultados q se conhecem.
Embora não descurando a evolução nas técnicas de embalagem, a marca conseguiu felizmente resistir as tentações totalitérias da modernidade e, apesar da versão -light- com menos gordura, ainda mantém o vidro no clássico quarto de litro. Por isso, sempre q pela manhã encostar a barriguinha ao balcão para pedir um mil- folhas e um quarto de VIGOR, tenha a consciência de q se prepara para beber um verdadeiro ícone da cultura gastronomica nacional. E não se esqueça daquela enigmática campanha de saude publica: "Três por dia contra a osteoporose."

"revista ÍCONE,maio2001"

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home