JANTAR DE 75 - O Blog: Referendo sobre o aborto


quinta-feira, novembro 30, 2006

Referendo sobre o aborto

Depois do referendo de 1998, em que o "não" ganhou, apesar de não ter tido efeito concreto por terem participado menos de 50% dos eleitores, os portugueses voltam a poder pronunciar-se sobre um tema que continua a dividir a opinião pública.
No dia 11 de Fevereiro é a esta pergunta que temos que responder: “Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?”

22 Comments:

  • Confesso que não tenho uma opinião muito bem formada sobre este assunto. Contudo, e apesar da violência desta imagem acho que o aborto deve ser despenalizado.
    O que não quer dizer que seja a favor do aborto...

    By Blogger Sergio, at quinta nov. 30, 07:59:00 da tarde  

  • Que grande confusão vai nessa cabeça...
    Objectivamente, se consideras um crime não podes dizer que achas que deve ser despenalizado!
    Se há crime tem de existir pena...
    Senão estamos em presença de um paradoxo.
    Eu sou a favor da despenalização, e portanto acho que deve deixar de ser entendido como crime.
    Agora, se acho que o aborto deve ser a última de todas as hipóteses a ser considerada? Acho.
    Se me choca a imagem que está na postada e o que ela representa? Claro que sim.
    Mas agora que sou pai, acho inconcebível a ideia de uma menina de 15 anos, que tem um namorado de outros tantos, sem trabalho nem estudos, com vidas de miséria, tenham um filho sem as mínimas condições para que isso aconteça.
    Uma criança deve nascer com o propósito de ser amada e acarinhada, se à partida essas condições nem sequer existem, aí sim, sou a favor desta medida de execepção...
    Agora também digo, metem-me nojo aqueles que vão para a televisão afirmar:
    "Eu já fiz 6 abortos, era a decisão mais acertada..."

    Acho triste que aconteça, mas aceito...

    By Blogger nelson paciencia, at quinta nov. 30, 08:00:00 da tarde  

  • Afinal, disseram-me, num pos’t anterior, que eu queria trazer esta questão para ser discutida aqui!
    Fundamentando as razões de não se discutir esta questão!
    E agora foram coloca-la?
    Agora posso dar a minha opinião relativamente ao assunto, que vai ser, levado a referendo no próximo dia 11/02/2007.
    1.º Ninguém, mas mesmo minguem, deve criticar, quem por um qualquer motivo se sujeita a uma interrupção voluntária de uma qualquer gravidez.
    2.º E uma situação difícil de enfrentar, e, muito traumatizante.
    3.º Cada um(a) sabe da sua vida pessoal, e os outros não têm nada a ver, ou meter o nariz, na vida de cada pessoa.
    4.º Falar e criticar é muito fácil, difícil é passar por certo tipo de situações, e chegar ao ponto, de decidir que fazer um Aborto é a solução mais viável.
    5.º Ninguém tem o direito de colocar mais uma vida, neste mundo, sem ter plena consciência daquilo que está a fazer, ou sem se sentir capaz, num determinado momento, de ter a responsabilidade de educar e sustentar os primeiros anos dessa vida.
    6.º A situação legal, em que se encontra o País neste momento, não é impeditiva de uma qualquer Mulher fazer uma interrupção voluntária de gravidez, até às 10 semanas de gestação, pois quem realmente quer ou necessita vai faze-la ao País Vizinho ou Ilegalmente, conforme tenha mais ou menos respeito pelo ser Humano, por si próprio, ou mediante a sua situação socio-económica.
    7.º Quem se sujeita a uma interrupção voluntária da gravidez, ilegal sujeita-se a um elevado número de riscos desnecessários, no caso de ser legal faze-lo.
    Não revelo qual vai ser a minha tendência de voto no referendo, mas penso que qualquer pessoa, por muito religiosa que seja, depois de analisar esta situação deverá pensar, o que faria se numa fase da sua vida, por um qualquer motivo, se deparasse com a necessidade de fazer interrupção voluntária da gravidez, e depois se a sua própria decisão estava dentro da legalidade

    By Blogger Chico, at quinta nov. 30, 08:18:00 da tarde  

  • Ó nelso, o meu primeiro comentário (que apaguei posteriormente) realmente era um bocado contraditório, pelo que decidi rever a minha posição.
    Quando referia o aborto como sendo crime, não o estava a fazer em termos legais, mas sim no sentido de ser uma afronta à vida humana. Agora que muitas das vezes é preferível optar por esta medida em vez de dar origem a uma vida de sofrimento lá isso é. Por isso, como podes verificar, sou a favor da despenalização do aborto. Acho inadmissível um tribunal (ou seja lá quem for), ter pretenções de mandar no corpo de alguém! Se for para mandar no corpo dos outros então que mandem cortar primeiro os tomates ao Bibi e ao Carlos Cruz e depois disso a gente conversa...

    By Blogger Sergio, at sexta dez. 01, 12:30:00 da manhã  

  • Olha, o Zuca bebeu moscatéis a mais...

    By Blogger nelson paciencia, at sexta dez. 01, 01:10:00 da manhã  

  • E por mim amanhã podem trazer-me uma morcela de arroz...

    By Blogger nelson paciencia, at sexta dez. 01, 01:19:00 da manhã  

  • O aborto é, para mim, um tema bastante difícil, porque quando penso neste assunto não sei se sou contra ou a favor.

    Nunca fui confrontada com uma situação de ter de decidir sobre fazer ou não fazer, e só nestas situações uma mulher toma consciência da real dimensão do assunto.

    Eu sou 100% a favor da vida, e fico muito preocupada e relutante com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez porque podemos cair risco de a vida humana se tornar tão banal e sem valor porque podemos acabar com ela só porque não nos dá jeito.
    Não falo das classes desfavorecidas, porque penso que para estas a situação não vai melhorar com a alteração da lei, mas para todos os outros, porque será que nos vamos preocupar e tomar precauções se depois é só marcar uma consulta e resolver o assunto.

    By Anonymous Anónimo, at sexta dez. 01, 10:09:00 da manhã  

  • Marta,
    Concordo com tudo o que tu disseste, mas pegando no que dizes "podemos cair no risco de a vida humana se tornar tão banal e sem valor"...
    Mas não é isso que assistimos todos os dias quando ligamos a televisão e lemos o jornal? Famílias numerosas, de 8 filhos, que vivem todas numa barraca, o pai é bêbado e está desempregado, a mãe nem sequer pode sair de casa porque tem de tomar conta daquele filho com uma deficiência profunda...
    Costuma-se dizer que, muito mais que aumentar a esperança de vida, (no caso das pessoas idosas) devemos aumentar a qualidade de vida...
    E neste caso acho que também se fala de qualidade de vida, ou melhor, falta dela...

    By Blogger nelson paciencia, at sexta dez. 01, 11:58:00 da manhã  

  • às 10 semanas já se percebe tudo...

    Repara, eu sou a favor da despenalização! Acho não deve ser um crime...
    Também acho que um consumidor de droga não é um criminoso, apesar das drogas serem ilegais...
    Mas confesso que se fosse confrontado com uma situação destas, não agora, mas por exemplo à 10/12 anos, acho que nunca teria coragem para o fazer...

    Ó Zuca, e relativamente à questão de conduzir embriagado, aí estamos todos de acordo, achas que há alguém que ache que se devia poder conduzir bêbado?
    Mas respeito a tua opinião, tal como respeito a de todos.
    Espero que desta vez o referendo tenha resultados práticos, e que se faça a vontade da maioria dos portugueses...

    By Blogger nelson paciencia, at sábado dez. 02, 12:19:00 da manhã  

  • ó pessoal, o DJ de Sábado passado apareceu na postada mais abaixo, "jantar de 75, mais um sucesso"...

    By Blogger nelson paciencia, at sábado dez. 02, 03:42:00 da tarde  

  • Já tive a ver, acho bem que ele tenha mostrado o seu ponto de vista, mas nós também temos o direito de manifestar o nosso desagrado se algo não correu bem.
    Apesar de alguns comentários menos elegantes da nossa parte acho que não lhe faltámos ao respeito, mas isso é apenas a minha opinião...

    By Blogger Sergio, at sábado dez. 02, 08:17:00 da tarde  

  • O Tefe é que havia de dar a opinião acerca do DJ...

    By Blogger Sergio, at sábado dez. 02, 08:42:00 da tarde  

  • Não há asneiras na gramática portuguesa que cheguem para o tefe qualificar aquela actuação...

    By Blogger nelson paciencia, at sábado dez. 02, 09:52:00 da tarde  

  • Bem, ruim como ele tava naquele dia nem quero imaginar...

    By Blogger Sergio, at sábado dez. 02, 10:25:00 da tarde  

  • Nelson, como eu disse, o que me preocupa não são as classes desfavorecidas, são todos os outros. Quantos, dos que se acham "de bem" ou "intelectualmente superiores", ou com outro rótulo qualquer, que irão recorrer ao hospital só porque agora existe mais um serviço público, que até é óptimo, porque a pílula engorda e o preservativo não dá jeito nenhum. E não é só isso, algo correu mal e existe uma gravidez que não foi planeada. Trata-se já do assunto, como fazes com os e-mail indesejados.

    Pensa no teu filho, se ele tivesse "acontecido", há dez anos atráves e o aborto não fosse crime, serias pai?

    By Anonymous Anónimo, at domingo dez. 03, 07:31:00 da tarde  

  • Mas repara, os "de bem" ou "intelectualmente superiores" vão provavelmente continuar a fazê-lo em Espanha, mesmo que seja legalizado em Portugal, isto só para evitar que sejam vistos a sair de uma clínica por alguém conhecido etc etc... O estigma vai continuar a existir, não me parece que passe a ser um acto aceitável numa sociedade conservadora como a nossa, mesmo que o sim vença no referendo.
    Na minha opinião, continuo a achar que este problema não afecta a classe média alta, porque esses se assim o entenderem fazem-no em segurança, aqueles que me preocupam são sem dúvida os mais desfavorecidos, aqueles que não tem posses, e que fundamentalmente têm pouca formação, e quase sempre pouca informação... e depois sujeitam-se a autênticos "talhantes"...

    Relativamente à pergunta que me colocas, respondida hoje, a resposta é Sim, seria pai...
    Se fosse colocada à 10 anos, acredito que pensasse da mesma forma...

    By Blogger nelson paciencia, at domingo dez. 03, 07:59:00 da tarde  

  • eu vou poder votar pela primeira vez e vou votar SIM!

    By Blogger peace_love, at segunda dez. 04, 04:28:00 da tarde  

  • Quem será esta criancinha que vai agora votar pela 1ª vez...

    By Blogger nelson paciencia, at segunda dez. 04, 07:33:00 da tarde  

  • É uma alentejaninha de 18 anos...

    By Blogger Sergio, at segunda dez. 04, 08:03:00 da tarde  

  • mau mau... o que é que tu sabes que os outros não sabem?

    By Blogger nelson paciencia, at segunda dez. 04, 11:54:00 da tarde  

  • Ó cepo, basta clicar em cima do nome dela pra ver isso...

    By Blogger Sergio, at terça dez. 05, 04:31:00 da tarde  

  • Huuummmm....
    Rapaz inteligente este...

    By Blogger nelson paciencia, at terça dez. 05, 05:26:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home