JANTAR DE 75 - O Blog: Comunidades "amish"...


terça-feira, outubro 03, 2006

Comunidades "amish"...

O tiroteio ocorrido há dias numa escola do condado de Lancaster, no Estado da Pensilvânia, colocou em evidência os "amish", uma comunidade protestante arraigada nas tradições que, por ser discreta, raras vezes é o centro das atenções.
A grande maioria encontra-se nos estados da Pensilvânia, Indiana e Ohio e têm proveniencia da Suíça no Séc. XVI. Foram perseguidos na Europa pelos católicos e por isso fugiram para os EUA onde hoje vivem quase que em exclusividade. Jacob Amman definiu os seus princípios e que são o "isolamento do Mundo exterior", "viver da terra", "interajuda" e "ausência de adornos".
São de facto um povo muito simples. Para se deslocarem só utilizam veículos de tracção animal. Vivem em confortáveis e práticas casas de telhado inclinado e pintadas de branco. Cozinham a lenha e usam pequenos geradores ou candeeiros a gás para a iluminação. Os poucos telefones que têm, são comunitários. Chamam à comunidade externa (com que por vezes se relacionam para vender os seus produtos) de "Englishers". As mulheres confeccionam quase toda a roupa da família, excepção feita às roupas interiores e os fatos de homem que são comprados em lojas da especialidade. Para fora são vendidos os seus trabalhos de "patchwork", como as colchas, que são cozidas em máquinas de costura a pedal. As mulheres solteiras identificam-se pela cabeça descoberta, enquanto as casadas usam uma touca branca. As crianças vão à escola Amish, até aos 13 anos, basicamente para aprenderem a trabalhar na quinta ou na oficina, no caso dos rapazes e em casa, no caso das raparigas.

Eu pergunto, como será viver assim em pleno século XXI?

30 Comments:

Enviar um comentário

<< Home