Manhattan reproduz, simbolicamente, as duas torres do World Trade Center com dois focos de luz apontados em direcção ao céu. Nova Iorque parou ontem em memória das vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001. Esta é uma imagem que vale mais que 1000 palavras...
16 Comments:
Uma imagem de facto espectacular! Uma forma de lembrar as 3 mil e tal pessoas que ali morreram em nome de uma guerra, que não lembra ao diabo.
By Anónimo, at terça set. 12, 11:34:00 da manhã
Impressionante sem dúvida, mas pelo que sei, estes focos de luz foram colocados apenas durante alguns meses após a queda das torres... Ou será que voltaram a ser acesos pelo 5º aniversário dos atentados??
By Sergio, at terça set. 12, 12:35:00 da tarde
A fotografia é realmente espantosa. Mas na minha opinião nunca podemos referir apenas o facto de que morreram ali 3 mil e tal pessoas em nome de uma guerra. Este atentado foi simplesmente uma tomada de posição, um aviso. A "guerra", seja ela de espingardas ao palavras dura há muito tempo, há tempo demais, já existia e infelizmente vai continuar a existir. Eu ninca estarei do lado de quem faz um atentado destes, posso perceber as razões, mas nunca os actos, mas que nenhum país ou nação, qualquer ele que seja, pode decidir por autonomia própria que é o salvador do mundo e que vai impor a democracia em todo o mundo! As tradições dos países da antiga mesopotâmia são 1000 vezes mais antigas que os índios e os cowboys do faroeste... Muito mais que eliminar ditadores o que os americanos estão a querer fazer é "ocidentalizar" quem não quer ser ocidental! Os iraquianos querem continuar a usar turbantes, as iraquianas querem continuar a usar o rosto tapado, e não me parece que lhes apeteça começar a usar jeans... e têm toda a razão!
By nelson paciencia, at terça set. 12, 12:36:00 da tarde
Voltaram a ser acesos ontem há noite, tal como noticia o público hoje...
By nelson paciencia, at terça set. 12, 12:37:00 da tarde
mas não tenho a certeza...
By nelson paciencia, at terça set. 12, 12:40:00 da tarde
Acho que as luzes foram colocadas para que os nova-iorquinos se acostumassem gradualmente ao desaparecimento das torres... Passados cinco anos já não faz muito sentido, afinal o "luto" já deveria estar feito...
By Sergio, at terça set. 12, 12:50:00 da tarde
O luto nunca estará feito, para aqueles que perderam lá os seus familiares e amigos, a magoa, a revolta e até a desilussão vão estar sempre com estas pessoas. Segundo me constou pretende-se erguer neste local dois prédios ainda mais altos que as torres, para mostrar aos terroristas que a América não se verga perante ninguém, é claro que as familias é que não estão muito satisfeitas preferindo erguer no local um memorial com o nome dos mortos e um jardim. Vamos ver quem vai vencer esta batalha.
By Anónimo, at terça set. 12, 01:45:00 da tarde
Já sabes que a batalha será vencida pela nova torre. Será construído no local um complexo de edifícios, entre os quais uma torre denominada de "freedom tower" (torre da liberdade) e que será um dos edifícios mais altos do mundo.
Inserido neste complexo de edifícios será também construído um jardim, um memorial às vítimas e um museu relacionado com os atentados do 11 de Setembro. Este projecto, desenvolvido pelo arquitecto Alemão Daniel Libeskind, foi estudado por forma a que no dia 11 de setembro á hora em que o 1º avião embateu na torre, um raio de luz do sol seja projectado no exacto sítio onde vai ficar o memorial.
Uma cidade como Nova Iorque não aguentaria a "não construção" no denominado ground zero. Pela especulação imobiliária, uma vez que cada m2 valerá seguramente muito dinheiro, e porque a estrutura urbana das cidades assim o exige. Aquela área é suficientemente grande para caberem lá vários campos de futebol, por isso acho que a idéia de preservar a memória do local construíndo apenas um memorial é absurda. Ao construírem novos edifícios naqule local estão a dar um passo muito importante para que a vida daqueles que sobreviveram e diariamente sofrem com o que aconteceu, possa voltar um pouquinho mais à normalidade...
procurem no google imagens da "freedom tower"...
By nelson paciencia, at terça set. 12, 02:14:00 da tarde
Eu não disse que cinco anos era suficiente para fazer o luto de um ente querido... apenas quis dizer que cinco anos parece-me o suficiente para as pessoas se habituarem a uma nova paisagem, sem as duas torres.
São coisas diferentes...
By Sergio, at terça set. 12, 04:21:00 da tarde
Ó Bush! O Sporting ganhou ao INTER!!!!!!!!!
By nelson paciencia, at terça set. 12, 11:47:00 da tarde
Xiiiuuu... tá calado caralho, senão o Bin Laden ainda fode a gente...
By Sergio, at terça set. 12, 11:49:00 da tarde
cuidado com as asneiras...
By nelson paciencia, at quarta set. 13, 02:14:00 da tarde
pois, mas o que é que há nas relvas para o avião bater!??!?!?!?nada.....
By Tefius Malignus, at quarta set. 13, 04:53:00 da tarde
Não bate em nada nas Relvas porque espeta-se logo ao pé da capela dos Tefes... e depois lá se vai o tefe pró inferno... ehehehehehe
By Sergio, at quarta set. 13, 06:10:00 da tarde
Ó Zuca, na Relvas o avião sempre podia aterrar no campo da bola, se fosse na fonte quente aterrava onde? No teu quintal?
By nelson paciencia, at quarta set. 13, 10:27:00 da tarde
Pois... deve ser tipo sapo...
By Sergio, at sexta set. 15, 11:19:00 da tarde
Enviar um comentário
<< Home